- Área: 600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Isaac Ramírez
-
Fabricantes: Argos, Concretodo, Metecno, Quasar S.A
Descrição enviada pela equipe de projeto. Parques Educativos é o nome do projeto piloto do Governo de Antioquia no período de 2012-2015. Esses são equipamentos emblemáticos de pequena escala, os quais "abrigam um novo conceito educativo e promovem oportunidades sociais para o desenvolvimento de capacidades em tecnologia, empreendedorismo, inovação, ciência e cultura" nos 80 municípios onde estão localizados.
Remedios, localizado na região nordeste de Antioquia, se caracteriza pela presença de problemas de ordem pública, violência, desigualdade social e delinquência comum. Seu território encontra-se emoldurado por uma geografia montanhosa de fortes inclinações e condições climáticas adversas. Ali, são evidenciados processos urbanos de invasão, arquitetura vernaculares bastante particulares (palafitas e lajes aéreas) e recursos naturais devastados por sua atividade econômica principal - a mineração informal.
O Parque Educativo de Remedios é um projeto que responde ao contexto e a cultura própria do município. É um espaço democrático, aberto e que convoca a comunidade à reunião, conversa, compartilhamento de ideias e conhecimento, gerando oportunidades de desenvolvimento para a população.
Esse equipamento público é emblemático e flexível, não é somente um espaço para a integração social mas também, um novo símbolo para a comunidade, além da igreja, o cemitério, o coliseu municipal e parque principal. É um ícone arquitetônico que será parte da memória tradicional e cultural do município.
Foi proposta uma edificação que se desenvolvesse em somente um nível, que fosse sustentada por uma laje aérea apoiada 15% sobre o terreno e 85% sobre pilares, evitando fortes movimentos de terra e grandes contenções. Essa estratégia garante a acessibilidade para todos, adicionalmente, possibilita uma conexão mais direta entre as quatro salas de aula requeridas (duas de formação, um ateliê e uma sala de informática) e os espaços administrativos, de serviço e técnicos.
O edifício é uma infraestrutura permeável, construído com materiais e acabamentos muito básicos buscando neutralizar o clima cálido e úmido, estes, inclusive, ajudaram a reduzir os custos diretos da construção, mão-de-obra e o tempo de execução. Nele é potencializado a espacialidade, a distribuição, hierarquização das áreas e otimização das circulações. As salas de aula, espaços modulares de iguais dimensões e proporções, estão direcionadas estrategicamente em direção ao leste (principal vista) e estruturadas em torno de um pátio central e um terraço ou mirante em direção à paisagem.